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Como a Disney pode ajudar o meu negócio?

Como a Disney pode ajudar o meu negócio?

Será mesmo que consigo colocar em prática a magia prática no meu negócio? Quantas vezes você já se perguntou isso hein?

Existem muitos cursos na internet que falam da aplicação da metodologia Disney nos negócios, há muitos livros para estudar o tema. Mas será mesmo que é possível trazer a Disney para dentro da minha empresa?

Bom, eu sou fã de carteirinha de Walt Disney e de como ele conseguiu transformar pessoas comuns em pessoas que encantam os clientes, tá certo, não são todos os empregados da Disney que praticam a magia com os clientes, mas a grande maioria aplica as técnicas Disney para fortalecer o relacionamento com o convidado.

Legal, mas que técnicas são essas? Vamos começar a contar essa metodologia falando um pouco de história, lógico, sem se alongar muito, vamos lá então.

Em 1955, mais precisamente no dia 17 de julho, Walt Disney inaugurou a Disneyland, em Anaheim na Califórnia. Walt sempre sonhou em criar um mundo encantado, de magia, onde crianças e adultos pudessem se divertir, um local limpo e com muitas atrações.

Assim o fez, porém ele precisava de pessoas para que suas ideias se tornassem realidade, como ele mesmo dizia: "Você pode sonhar, projetar, criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas precisará de pessoas para tornar o sonho realidade."

Com esse pensamento Walt contratou Van France para treinar seus empregados, para transformar um grupo de californianos comuns em pessoas que encantassem os clientes de tal forma que eles quisessem voltar mais e mais em seu parque.

Van France aceitou o desafio e é considerado o pai do processo de treinamento de novos empregados para os parques da Disney. Ele criou uma universidade para treinar os novos empregados, que ao iniciarem os seus trabalhos, precisam participar de um treinamento chamado Traditions, onde os novos contratados são transformados em Cast Members, ou seja, Membros do Elenco.

A Disney iniciou seus empreendimentos na indústria do cinema e fazendo uma analogia à essa indústria, quem trabalha na Disney faz parte do elenco, não importa sua função, pois é fundamental que os empregados da Disney não sejam pessoas comuns e sim pessoas que irão encantar os convidados.

Mas que metodologia Van France criou?

No Traditions os novos contratados são treinados em todas as linguagens da Disney, entendem muito bem a história dela e principalmente qual a missão dela, o propósito de sua existência e isso faz com o novo contratado se sinta em algo maior e que está lá porque foi selecionado e confiado para transformar o cliente em fã da Disney.

Tá, mas o que isso vai ajudar a minha empresa? Você deve se estar perguntando...

Bom, tem tudo a ver com criar uma empresa melhor para trabalhar, criar um clima organizacional mais sadio e ter pessoas engajadas para atender melhor o cliente.

O primeiro passo para uma empresa existir é saber o porquê ela existe, simplesmente abrir uma empresa para ganhar dinheiro e sobreviver não vai te levar muito longe, é preciso ter uma razão maior, criar e gerar transformação no mundo é o que excita e cria uma empresa duradoura.

As pessoas que trabalham na sua empresa querem fazer parte de algo maior, querem querem gerar transformação nas pessoas, mas para isso precisam que sua empresa tenha um propóstito forte para existir.

A The Walt Disney Company tem a missão de criar a felicidade e faz isso muito bem por meio dos seus filmes, dos seus parques, dos seus hotéis, dos canais de TV, dos seus produtos etc. E criar felicidade é muito relativo para cada uma das pessoas, o que pra mim é felicidade, será que para você também é felicidade?

A felicidade não se mede, é um estado de espírito que cada ser humano tem e em seu momento. Mas como a Disney sabe que está criando a felicidade?

Ela faz pesquisas e mais pesquisas para saber como seus clientes estão quando fazem interação com seus Cast Members. Só é possível planejar algo e criar novos produtos quando tem-se métrica, e a pesquisa é a fonte de inspiração para tudo o que a Disney faz.

Mas, voltando a Van France e a transformação de californianos comuns em pessoas extraordinárias, como ele fez isso?

Primeiramente ele entendeu que Walt Disney queria criar a felicidade e criar um lugar que fosse o mais limpo possível, e à partir dessa ideia ele desenvolveu o que a Disney chama de chaves de prioridades Disney para o sucesso:

1° Segurança
2° Cortesia
3° Show
4° Eficiência

E a Disney segue essa ordem mesmo!

Em primeiro lugar deve estar a segurança do membro do elenco e dos convidados (é assim que são chamados os clientes da Disney). A segurança das pessoas é fundamental para o perfeito funcionamento dos parques, dos canais de TV, dos filmes, e segurança também das informações que são passadas para todas as pessoas, afinal devem ser somente informações verdadeiras e confiáveis;

Em segundo lugar, deve-se haver cortesia em todo tratamento, tanto entre os membros do elenco como e mas principalmente com os convidados, por isso o respeito é fundamental para construir uma relação de cortesia entre as pessoas;

Em terceiro lugar, cada atendimento ao convidado precisa ter show, um espetáculo. Não é só os atores das apresentações que precisam fazer seu espetáculo, mas sim todos os Cast Members que tem contato com os convidados devem apresentar um excelente show. Quando um Cast Member apresenta um show ruim e é presenciado por outro Cast Member isso representa um bad show e a pessoa precisa de um feedback do seu superior imediato para que ele se recicle e entenda o que pode melhorar;

Por fim, temos a eficiência, tudo o que for feito deve ser feito da melhor maneira possível, não deve haver retrabalho ou deixar dúvida. Deve ser feito o mais rápido possível e o mais correto possível, assim evita-se aborrecimentos posteriores.

E como aplicar isso na minha empresa?

Primeiramente tenha um propósito único para sua empresa transformar o mundo, mas quando falo em transformar o mundo, não é o planeta e sim o seu mundo, o mundo de quem está próximo de você, dos seus clientes, dos seus empregados.

Com esse propósito de transformação bem definido crie uma direção de futuro, pois você precisa saber onde chegar. Se você não tem direção, não sabe onde quer ir, e como dizia o coelho da Alice, qualquer caminho serve, porém, tomar um caminho errado pode trazer muito prejuízo, sendo assim, defina onde você quer chegar e não se desvie do seu caminho.

Por fim, tenha suas chaves de prioridades, aquilo que você buscará seguir como regras para atender um cliente, para tratar um empregado, para comprar um produto, para oferecer um serviço, para criar um marketing, enfim, para definir o que é mais importante para sua empresa chegar no destino desejado e transformar o mundo com grandes ações.

Sei que sozinho não é fácil pensar em tudo isso, pensando nisso consegui um super desconto em um curso que fiz com Rodrigo Maruxo "A magia da excelência", onde ele traz algumas técnicas de business excellence que vão levar seu negócio a outro patamar. Clique aqui para conseguir seu desconto.

E aí vamos transformar nosso negócio através da magia?

Até breve,

Rodolfo Mazzola

 

Sobre

Sou um apaixonado pela vida, pela minha família, pelo meu cachorro, pela minha empresa e pela Disney.

 

Me considero uma pessoa de muita sorte, pois aproveito as oportunidades que a vida me dá. Para mim, os problemas fazem parte dela, são momentos de adquirir experiência e de superar desafios.


Adoro ser desafiado e também desafiar as pessoas a serem melhores a cada dia, por isso eu te desafio a criar o encantamento e viver a beleza da vida!

 

Vamos juntos nessa jornada de encantamento e magia?


Bora ler? Bora encantar?

 

Vem comigo!!!

 

Rodolfo Mazzola


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