Rodolfo Mazzola Blog

Novidades

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como criar magia na minha empresa? - Parte 1

Como criar magia na minha empresa? - Parte 1

Será que é mesmo possível criar a magia no atendimento ao cliente?
 
Quem já esteve na Disney sabe o quanto é mágico estar naquele lugar. Mas como as pessoas que lá trabalham conseguem criar magia aos olhos dos clientes?

Será mesmo que é possível criar uma magia de encantamento? Bom, o que vou falar aqui é que é possível sim, basta colocar em prática uma metodologia que ao longo de vários anos, após muita leitura de livros, participação em cursos no Brasil e nos Estados Unidos, consegui desenvolver.

Essa metodologia que desenvolvi é uma junção do melhor que aprendi nos livros e nos cursos. Entendi que é preciso uma tríade para encantar um cliente.

O nome desta categoria, Criando Magia, é o título de um dos melhores livros que já li sobre as metodologias Disney de Lee Cockerell e que me inspirou muito para desenvolver um projeto dentro da minha empresa de contabilidade para melhorar o atendimento ao cliente, certificá-la pelo selo da qualidade ISO 9001 e CSI (Certificado de Segurança da Informação) e conseguir levar minha equipe para uma semana de aprendizado e de muita diversão no mundo encantado da Disney em Orlando.

Entendi que para uma empresa estabelecer uma conexão com o cliente, criar experiência e criar magia ela precisa seguir a Tríade da Magia que se baseia nos seguintes pilares:
· Essência da empresa e da liderança;
· Integração da Entrega (parte 2); e
· Aproximação com o Cliente (parte 3).

Irei desenvolver minha metodologia em alguns posts separados neste blog, mas hoje quero iniciar com uma visão geral da minha metodologia, que se aplicada, poderá trazer muitos frutos para a sua marca, para a sua empresa.

Vamos lá desvendar os mistérios da Tríade da Magia?


Uma empresa para ser constituída vem da história de pessoas que se predispuseram a empreender. Sou um grande defensor do empreendedorismo, pois somente ele será capaz de transformar esse país. O empreendedor é uma pessoa de coragem que quer viver seu sonho, quer mudar o rumo das coisas, criar consciência e transformar as pessoas.

Assim surge nosso primeiro item da tríade: a essência da empresa e da liderança. Quando falo em essência eu quero dizer aquilo que é primordial para uma empresa existir, aquilo que é essencial: Sua história com seu propósito de existir; a direção que se quer chegar, com objetivos e metas; e, por fim, quais são os valores chaves primordiais para decisão.

Uma empresa é iniciada pela história do fundador da empresa, alguém que sonhou, que desenhou, que desejou e que por algum motivo teve coragem de empreender, portanto, qual é esse motivo de existir?

Tudo tem um começo, um porquê muito forte e sincero para o início de uma empresa e isso é o que cativa as pessoas, pois as pessoas não se conectam com seu produto, elas se conectam com aquilo que você acredita e consegue transmitir para seu público.

Qual é a história da empresa? Por que ela foi fundada? Qual o desejo de transformação para o mundo que sua empresa tem?

A essência de uma empresa e de seus líderes é demonstrada pela direção que se deseja seguir, desta forma é necessário ter objetivos claros, traçar metas e persegui-las.

Uma empresa e um líder que não sabem onde querem chegar ficam perdidos e tomam qualquer rumo, sem direção, sem objetivos, sem metas, solto no mundo e vivendo conforme muda a maré.

Será que é isso o que queremos para nossas empresas? É claro que não, queremos ter um rumo certo e chegar a lugares maravilhosos, nadar de braçadas em oceanos azuis, calmos e tranquilos. Às vezes, teremos adversidades nesses mares, porém se sabemos o que queremos mudamos o rumo de nosso barco para navegar com mais clareza, evitando entrar em mares agitados, com muitos tubarões e cheios de sangue pelo caminho.

Uma empresa que tem direção, que vislumbra um futuro, persegue objetivos e cria condições melhores para que seus clientes sejam atendidos de forma mágica. E quando o cliente sente isso, ele ajuda no crescimento da empresa, pois indica e defende a marca.

O mesmo acontece com os empregados, que sendo bem tratados, sentem-se parte de uma empresa que pensa grande, que tem objetivos claros, e isso faz com que eles se sintam parte de algo maior, de algo transformador, assim como o trabalho fica mais respeitoso, mais produtivo e muito mais motivador.

Qual o objetivo da sua empresa? Onde você quer chegar? Como trazer junto clientes e empregados para a transformação?

Essas são perguntas que temos que refletir para saber onde queremos chegar.

O último item desta primeira parte da nossa Tríade são os valores chaves primordiais para tomada de decisão.

Os valores chaves para tomada de decisão são fundamentais para o sucesso e o crescimento de uma empresa. Quando esses valores são bem estabelecidos, priorizados e explicados, empregados e clientes terão uma visão clara do que a empresa julga como fundamental e direcionador para uma decisão.

Meu maior exemplo são as chaves estabelecidas pela Disney para a tomada de decisão são elas:
1o Segurança;
2o Cortesia;
3o Show; e
4o Eficiência.

Por meio dessas chaves, priorizadas desta maneira as decisões são tomadas, ou seja, primeiramente é necessário pensar na segurança dos clientes e dos empregados, posteriormente deve-se utilizar da cortesia, do sorriso, promovendo o bem-estar, na sequência temos o show, a criação do espetáculo no atendimento e por fim temos a eficiência, que é fazer o trabalho da melhor maneira possível, com muita técnica para que seja o melhor, o mais barato e o mais rápido.

Quais são seus valores? O que você não abre mão? Como você os prioriza para a tomada de decisão?

Desta forma finalizo o primeiro pilar da Tríade da Magia. Ela é a parte essencial da empresa, pois por meio dela construímos a história, a razão da sua existência, é por ela que estabelecemos a direção a se chegar, estabelecemos objetivos e traçamos as metas a serem perseguidas e construindo os valores chaves para tomada de decisão.

Para não ficar cansativo, como já mencionei, vou dividir essa postagem em três, para assim nos dedicarmos a cada um desses temas com mais calma, critério e qualidade.


Confira a Tríade da Magia na Amazon Kindle.

 

E aí, pronto para iniciar a criar magia na sua empresa? Qual é a sua essência?


Até breve,

Rodolfo Mazzola

 

 

Sobre

Sou um apaixonado pela vida, pela minha família, pelo meu cachorro, pela minha empresa e pela Disney.

 

Me considero uma pessoa de muita sorte, pois aproveito as oportunidades que a vida me dá. Para mim, os problemas fazem parte dela, são momentos de adquirir experiência e de superar desafios.


Adoro ser desafiado e também desafiar as pessoas a serem melhores a cada dia, por isso eu te desafio a criar o encantamento e viver a beleza da vida!

 

Vamos juntos nessa jornada de encantamento e magia?


Bora ler? Bora encantar?

 

Vem comigo!!!

 

Rodolfo Mazzola


saiba mais

Pesquisar Posts

Redes Sociais

Posts mais acessados

Categorias

Novidades

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade