Rodolfo Mazzola Blog

Novidades

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como ter uma liderança mágica?

Como ter uma liderança mágica?

Você já sentiu isso?

Sentimento de estar perdido para liderar um grupo de pessoas, uma equipe ou uma empresa toda. Aquele frio na barriga, aquela sensação de "será que estou fazendo a coisa certa?".

Ser líder não é uma tarefa simples, mas será que existe algo a ser feito para trazer mais poder de decisão para o líder?

Infelizmente não existe uma fórmula mágica, liderar é uma arte, porém existem alguns elementos que podem ser estudados para criar consciência e um caminho para ser um líder melhor.

Acompanhe então essa leitura pois eu farei um apanhado geral do que um líder precisa tomar como base para uma liderança mágica.

Mas o que é uma liderança mágica?

O que vou falar aqui é o que eu aprendi com Dan Cockerell, ex-vice-presidente do Magic Kingdom, em um curso on-line que me trouxe muito conhecimento e muita magia, e assim pude entender o que um líder precisa ter para se diferenciar e ter a magia prática da liderança, pois como já dizia Lee Cockerell, pai de Dan e um dos maiores escritores sobre a magia prática, "Não é com mágica que se faz um bom trabalho, é com um bom trabalho que se faz mágica".

Dan Cockerell me ensinou que para uma liderança mágica é preciso saber liderar a tríade: EU, EMPRESA e EQUIPE. São três elementos fundamentais para criar a liderança mágica.

Quando fala-se em liderar o EU, é isso mesmo que você pensou, o primeiro passo para uma liderança mágica é saber liderar a si mesmo, é saber liderar nossa saúde física, nossa saúde mental e nossa saúde espiritual.

O líder é uma pessoa solitária, precisa tomar decisões rápidas e que representem o melhor para a equipe e para empresa, por isso o EU precisa estar muito bem, pois uma decisão errada pode impactarem toda a história de uma empresa.

Será que você já parou para pensar como está sua saúde física e como isso tem impactado nas suas decisões?

Pois é, estar bem fisicamente representa estar bem consigo mesmo, sem dores, sem preocupações fisiológicas e isso traz mais segurança na tomada de decisão.

Quando falo em saúde mental é preciso pensar em como nosso mindset está preparado emocionamente para enfrentar todos os desafios do dia-a-dia. A mente precisa estar bem organizada e equilibrada para que nosso contato com as pessoas, sejam elas da nossa família, como da nossa organização, sejam os melhores possíveis.

 

Como você prepara sua mente para o dia-a-dia?

Por último, o EU precisa estar preparado espiritualmente. Cada um tem suas crenças, suas religiões, o seu Deus, isso nos faz acreditar que podemos cumprir nossas tarefas diárias e planejar nosso longo prazo espiritual.

Qual a sua crença? Como você se prepara espiritualmente para ser um líder mágico?

O segundo elemento dessa tríade da liderança mágica é saber liderar sua EMPRESA, e aqui temos algumas estratégias que podemos implentar em nossas empresas para promover a magia.

O primeiro ponto é ter um ambiente inclusivo, não se deve diferenciar as pessoas, o líder precisa trazer para si a responsabilidade de promover um ambiente para que todas as pessoas se sintam bem, sintam um clima organizacional diferenciado e que proporcione bem-estar.

É preciso ter uma estrutura organizacional adequada e ter as pessoas certas nos lugares certos. Essa é a importância de fazer um processo de contratação de empregados com o melhor perfil para a sua empresa.

Tenha um ambiente que proporcione a melhor informação para toda a equipe, converse com ela, promova uma comunicação assertiva, pois ela fará toda diferença.

Observar e reconhecer as pessoas é um ponto muito importante para sua empresa ter como meta, pois as pessoas que são reconhecidas pelo seu trabalho com certeza farão de tudo para que a empresa cresça e que tenha significado para seu cliente. Fazendo com que sejam reconhecidos cada vez mais. É um círculo vicioso do bem.

Por fim, esteja sempre empenhado a aprender coisas novas todos os dias e promova um compromisso apaixonado pelo seu trabalho, pois nada melhor que liderar pelo exemplo. As pessoas copiam o líder, se ele faz algo de ruim as pessoas entendem que aquilo é uma regra e praticam o mesmo, por isso faça coisas boas, se dedique de corpo e alma para sua empresa, sua equipe vai querer te copiar e fazer sua empresa acontecer.

Será que você está liderando sua empresa como ele merece ser liderada?

Para terminar nossa tríade o líder precisa saber liderar sua EQUIPE.

EQUIPE é o coração da empresa, é por ela que os clientes ficam ou somem dela. É a sua EQUIPE que tem o cliente nas mãos. É a grande razão de muitas perdas de clientes. Uma estatística mostra que 65% dos clientes não retornam às empresas pois foram mal atendidos.

Muitos líderes reclamam da sua EQUIPE, que ela não é comprometida, que ela não é pró-ativa, que ela é insegura no trato com o cliente. Mas será mesmo que a culpa é somente da EQUIPE?

Costumo falar que quando apontamos um dedo para uma pessoa, tem outros três apontando para nós mesmos.

E você, tem problemas com sua EQUIPE? 

Vamos ver como podemos mudar esse conceito:

O primeiro passo para ter uma EQUIPE forte e mágica é conhecendo cada uma das pessoas da sua EQUIPE, saber quem ela é, de onde vem, como foi criada, como foi o ambiente familiar que ela viveu, qual o ambiente familiar que vive hoje, é preciso saber o que gosta de comer, beber, assistir e principalmente quais seus anseios pela vida.

As pessoas gostam e querem ser ouvidas e esse é o papel do líder: ouvir e direcionar as pessoas para o melhor que elas podem ser, só assim é possível extrair o potencial de cada uma das pessoas, e com toda a certeza, essas pessoas serão gratas eternamente pelos seus conselhos e direcionamento.


Ademais, relacionamento saudável dentro de uma empresa é tudo, é o começo, o meio e o fim. Por isso cuide desse relacionamento, trate com carinho as pessoas, elas gostam e querem ser ouvidas, pois todo mundo tem o que falar, tem suas opiniões e suas crenças.

Para as pessoas fazerem aquilo que você deseja é preciso falar claramente quais são as expectativas da empresa em relação à ela, o que realmente de fato você espera da pessoa. A clareza faz com que o ambiente fique saudável, cria regras e direcione a pessoa para o lugar certo.

Por fim, o feedback, ah o tão famoso feedback! Muitos líderes não gostam de dar feedback à seus liderados, mas ele é tão necessário, tão eficaz, gera empatia e coloca o empregado no rumo certo, pois se você não falar o que espera dele, como ele está indo, como ele poderá fazer um bom trabalho para criar a magia no atendimento?!

Bom, esse foi um resumo do meu aprendizado com Dan Cockerell, mas seu curso on-line trás muito mais conhecimento, muita teoria e muita prática.

Se você deseja ser um líder melhor, um líder que promova um ambiente mágico, recomendo fortemente este curso on-line. Para os leitores deste blog, eles ainda terão um desconto incrível por meio deste link.

Te desejo uma liderança forte, eficaz e mágica.

Até breve,

Rodolfo Mazzola

 


Sobre

Sou um apaixonado pela vida, pela minha família, pelo meu cachorro, pela minha empresa e pela Disney.

 

Me considero uma pessoa de muita sorte, pois aproveito as oportunidades que a vida me dá. Para mim, os problemas fazem parte dela, são momentos de adquirir experiência e de superar desafios.


Adoro ser desafiado e também desafiar as pessoas a serem melhores a cada dia, por isso eu te desafio a criar o encantamento e viver a beleza da vida!

 

Vamos juntos nessa jornada de encantamento e magia?


Bora ler? Bora encantar?

 

Vem comigo!!!

 

Rodolfo Mazzola


saiba mais

Pesquisar Posts

Redes Sociais

Posts mais acessados

Categorias

Novidades

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade